Dia a dia - Final Brasileira 22/23 em Campo Grande
Entre os dias 16 e 18 de março de 2023, aconteceu a Final Brasileira 2022/2023 da Maratona SBC de Programação, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Foram competir dois times do BRUTE: o time principal, Como Treinar o Seu João, e o time café-com-leite, NTJ.
Contaremos nesse post um pouco sobre como foi a viagem até chegar o momento em que o time Como Treinar o Seu João, formado por Eliton Machado da Silva, Rafael Granza de Mello e "Joãozinho" Vitor Fröhlich, conquista a primeira medalha da história da UDESC. 🥉
O BRUTE procura levar times café-com-leite para incentivar e recompensar o esforço de um time que tem potencial mas não se classificou para a Final ainda. Foi a vez do time NTJ, formado por Enzo de Almeida Rodrigues, Eric Grochowicz e "Joãozão" Marcos de Oliveira, que ingressaram na UDESC no primeiro semestre de 2022.
Também estavam lá a coach e o co-coach do time principal, respectivamente a professora coordenadora do projeto Karina Roggia e um dos fundadores e ex-competidor Vinicius Gasparini.
Quinta - 16/03
Às 4 da manhã já estávamos no aeroporto esperando o voo às 5. Pouco acordados, partimos para a escala em Campinas. Era a primeira viagem de avião do Joãozinho! Ele equiparou a turbulência do avião a andar de ônibus em Joinville, mas sem ter que ficar em pé.
Já no voo de Campinas para Campo Grande, o avião era bem maior: cada assento tinha até um tablet com joguinhos multiplayer e, durante a viagem, trocaríamos de fuso-horário para uma hora no passado (o alarme do Enzo tocou duas vezes!).
Chegando em Campo Grande, deixamos nossas coisas no hotel e fomos ao mercadão municipal, por indicação da recepcionista. Lá, almoçamos na Pastelaria do Milton: nos dividimos entre os que comeram pastel e os que comeram prato executivo, ambos muito bons. Normalmente serviam carne de jacaré; o Milton nos contou sobre como fazendas de jacaré eram fortes por lá, mas carne de jacaré estava em falta faz tempo (até escutamos alguém na fila se lamentar: "tava com uma vontade de comer um jacarezinho...").
Depois de comer, compramos lembrancinhas e fomos para o hotel: fizemos check-in, resolvemos uma palavra-cruzada e resolvemos probleminhas no Codeforces até a hora da palestra da Huawei, uma das empresas patrocinadoras do evento, e mais tarde jantamos no hotel.
Ainda antes da palestra, ganhamos brindes! Duas camisas e um boné laranja da Maratona, além de um chaveirinho de abridor de garrafas da Incognia e uma caneta da Stone. Outro dia ainda ganhamos da Vtex, outra patrocinadora, mais uma camisa e um chinelo.
Sexta - 17/03
Acordamos cedo para tomar café e nos deslocamos para a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), onde seria a competição, para ver palestras dos patrocinadores: se apresentaram Stone, Incognia e JetBrains. Fomos surpreendidos pela recepção feita por um berranteiro (!) em frente ao teatro da universidade, que também tocou mais tarde uma despedida no berrante.
Na fila para almoçar no RU da UFMS, vimos capivaras (!) andando pela universidade, pelo visto era bem comum elas aparecerem por lá. Comemos bobó de frango, logo depois tivemos o warm-up da competição para testar o ambiente de prova e foram tiradas as fotos oficiais de cada equipe.
De tarde, era a hora do passeio oficial do evento: o Bioparque Pantanal. Ficava lá o maior aquário de água doce da América Latina! Vimos arraias, piramboias, jacarés, axolotes, pintados e vários outros peixes interessantes. Logo depois, fomos na Feira Central, onde vimos artesanatos e lembrancinhas diversos e comemos sobá, prato típico da comunidade japonesa okinawana em Campo Grande.
Sábado - 18/03
Era o dia da competição. Era também último ano do Granza competindo; seria, portanto, a última vez que ele, o Machado e o Joãozinho estariam na mesma equipe. Nos deslocamos para a UFMS de manhã, almoçamos no RU, e logo chegou a hora do contest.
Desde o começo o Como Treinar o Seu João estava com um bom desempenho, mas a emoção de ver a revelação do placar depois do freeze foi algo indescritível com apenas palavras em um blog de viagem.
Vamos ver se o seu João aprende!
- Carlinhos, anunciando os resultados
Com o placar no freeze, tentaram passar as questões "A" e "L"; se passassem uma delas, ganhariam medalha. Mandaram onze vezes a "A": nenhuma delas passou. Mandaram a "L" e passou!! O momento em que vimos que a medalha estava ganha foi comemorado como nunca antes.
Domingo - 19/03
Enfim chegamos ao fim da viagem; voltamos para Joinville com a primeira medalha da UDESC em uma competição ICPC em mãos. 🥉