Santa Catarina conquista sua primeira medalha de ouro na Maratona Brasileira de Programação
Após cinco horas intensas de prova, o time “é sempre o XOR”, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - Joinville), consagrou pela primeira vez o estado de Santa Catarina como medalhista de ouro na Fase Nacional da Maratona Brasileira de Programação.
O feito ocorreu no sábado (08/11) em São Paulo, no qual a equipe composta por Eduardo Schwarz Moreira, Enzo de Almeida e João Marcos de Oliveira competiu contra mais de 60 dos melhores times do Brasil e cravou seu lugar no pódio ao conseguir resolver 7 questões.
Sobre a competição
A Maratona Brasileira de Programação, promovida pela Sociedade Brasileira de Programação (SBC), é a etapa nacional do ICPC - a maior e mais prestigiada competição universitária de programação do mundo. Nela, equipes formadas por três estudantes têm cinco horas para resolver problemas que exigem raciocínio lógico, domínio de algorítimos e tomada de decisão rápida.
Imagens da competição
Grupo Brute
Além do time vencedor, as equipes "Trombamos com o Eric", "Como treinar a sua Elisa" e "Como aposentar seu carioca" também marcaram presença na versão não oficial da competição (Café Com Leite - CCL) e representaram a UDESC no evento. Como destaque está o "Como aposentar seu carioca" que ficou na 10ª colocação dessa modalidade.
Todos esses resultados refletem com orgulho a dedicação, a paixão e a perseverança de cada integrante do Brute, que diariamente se empenha em estudar, treinar e elevar o nível da programação competitiva na UDESC.
Próximos passos
O trabalho não para por aí. A equipe agora mira na próxima etapa, que será disputada no Chile no primeiro semestre de 2026, onde enfrentará times de toda a América Latina em busca de uma vaga na final mundial.
Fiquem atentos às nossas redes para acompanhar cada passo dessa trajetória.