Dia a dia - Final Latino Americana Guadalajara 2024

22 de Abr de 2024

Dos dias 14 a 18 de março, aconteceu a Final Latino Americana da Maratona de Programação 23/24, a Programadores da América 2024. O evento aconteceu em Guadalajara, no México, e foi sediado na ITESO, Universidad Jesuita de Guadalajara. Foi a primeira vez que um time da UDESC participa de uma etapa internacional da Maratona.

Contaremos nesse post como foi o dia-a-dia do evento até o momento em que o time Não Treinamos o João, composto por Enzo de Almeida Rodrigues, Eric Grochowicz e João Marcos de Oliveira, se classifica, pela primeira vez na história da UDESC, para a final mundial da Maratona: ICPC World Finals 2024, que acontecerá em Astana, Cazaquistão. 🇰🇿

Estiveram presentes também a coach e coordenadora do BRUTE Karina Girardi Roggia e o co-coach e medalhista da Maratona Rafael Granza de Mello.

Quarta - 13/03

Pegaríamos escala em Guarulhos e Cidade do México antes de chegar em Guadalajara, e partiriam de Joinville ainda de tarde. O Eric quase não conseguiu a passagem por um erro no sistema do aeroporto, mas isso logo foi resolvido e partimos para Guarulhos.

Já em Guarulhos, encontramos o pessoal da UFMG da Maratona, e ouvimos sobre a triste história do que aconteceu com o Emanuel, do time principal da universidade: Quando ele fez o check-in em MG, não conferiram o seu passaporte, e, chegando em SP, ele percebeu que tinha trazido a carteira de trabalho em vez do passaporte 💀. Por isso, teve que voltar para MG e buscar seu passaporte. Veríamos o próximo capítulo dessa história no sábado, dia 16.

Partimos de Guarulhos para a Cidade do México de noite, era um voo de 9 horas. O avião era bem grande, tinha jantar e tablet com filmes e joguinhos (jogamos boliche com o pessoal da UFMG). Enquanto isso, Granza estava indo de ônibus para SP e pegaria voo no próximo dia.

Quinta - 14/03

Chegando na Cidade do México, logo vimos produtos mexicanos para vender e experimentamos um sombrero no WA (que era muito caro!).

Ainda no aeroporto da Cidade do México, experimentamos alguns alimentos diferentes que encontramos: Enzo comeu um pacote de Pop-Tarts, Eric tomou uma latinha de Mountain Dew, Karina comprou um donut e João comeu um sanduíche (que não esperávamos que seria apimentado). O pessoal da UFMG também nos deu algumas balas mexicanas, que eram tinham sabor doce e picante ao mesmo tempo. Partimos, então, para Guadalajara.

Tendo chegado no aeroporto de Guadalajara, comemos Burger King mexicano (tinha hambúrguer de guacamole e hambúrguer picante) e logo avistamos o responsável pelo transporte dos participantes da Maratona até os hotéis. Fomos de van ao Holiday Inn para fazer check-in e descansar um pouco.

Mais tarde, fomos para um hotel próximo, o LivUp, onde teve jantar (tacos!), pebolim, hóquei de mesa, futebol, ping-pong, e um apresentação de dança contemporânea por estudantes da ITESO.

Enquanto estávamos no LivUp, o Granza chegou na Cidade do México, e mais tarde no mesmo dia também estaria conosco.

Granza com o pessoal de RJ e SP da Maratona no aeroporto da Cidade do México

Sexta - 15/03

De manhã, tivemos café da manhã do hotel, que tinha, dentre outras coisas, frutas, pão, café, iogurte, ovos e nachos (que eles chamam de totopos).

Logo depois do café, fomos de ônibus até a sede da Oracle, passeio oficial do evento. De manhã, fizemos um tour pelo prédio: tinha vários andares, cada um decorado com um tema diferente (Star Wars, Nintendo, Star Trek, dentre outros). Cada andar tinha sua própria sala de jogos com sinuca, pebolim, snacks e microondas. Lá fora, tinha campo de golf, basquete, vôlei, futebol. Nos andares de baixo tinha também uma academia gigantesca e um refeitório bem chique, que foi onde almoçamos.

Nas escadas do refeitório, estavam sentados vários personagens de pelúcia, com quem tiramos algumas fotos.

Depois do passeio na Oracle, fomos à ITESO para o Huawei Tech Arena Challenge, um desafio de otimização, realizado de forma individual. Não conseguimos nenhum prêmio 😢.

Sábado - 16/03

Era o dia do warmup da competição. Antes ainda haveria a cerimônia de abertura do evento, que contou com uma apresentação da banda Kalida, formada por estudantes da ITESO.

Depois do warmup, houve outra apresentação de dança por estudantes da ITESO.

Depois disso, houve uma feira de profissões ainda na ITESO, onde a Huawei, Meta e Oracle estavam oferecendo algumas vagas de emprego e alguns brindes, como frisbees, chaveiros, e adesivos.

Quando voltamos pro hotel, vimos o Emanuel da UFMG chegando de viagem (na noite antes da competição!). A própria companhia aérea se responsabilizou por não checar seu passaporte quando ele embarcou em MG e providenciou passagens para ele ir até o México, fazendo um longo desvio passando pelo Chile, por isso ele chegou tão tarde.

Domingo - 17/03

Era o dia da competição, que começaria às 11:00. O BRUTE até organizou uma watch party com comida mexicana para assistir à competição no auditório e torcer pelo NTJ. Depois de entregar os materiais não permitidos durante a prova, o contest começa.

O NTJ começou a competição com o primeiro balão (L) em um tempo bom, mas demorou um pouco até vir o segundo (K) e o terceiro (E). Às duas horas de prova, passou o quarto balão (D), e teve algumas submissões durante o freeze para o problema G. Antes da revelação do resultado das submissões no freeze, o NTJ estava no 16º lugar.

Após 3 submissões na G durante o freeze, nenhuma delas passou.

O time, ainda assim, alcançou o 19º lugar da América Latina e, com isso, se classificou para a Final Mundial da Maratona, que ocorrerá a partir do dia 15 de setembro em Astana, Cazaquistão. 🇰🇿

Ficamos felizes de ver o time do Emanuel da UFMG ganhar o primeiro lugar da América Latina, especialmente depois de acompanhar a história de como ele chegou no México.

Segunda - 18/03

Depois do dia da competição, tínhamos mais um dia de passeio na Cidade do México, pois nosso voo para lá era às 5:40 e nosso voo de lá até Guarulhos era às 16h. Então, iríamos até o mercado de artesanatos La Ciudadela para comprar lembrancinhas para a família, mas, como chegamos lá um pouco antes de abrir, passeamos um pouco no Parque de la Ciudadela, que era bem grande e bonito.

Assim que deu 10:00, entramos no mercado, onde vimos vários tapetes, sombreros, bolsas, chaveiros, flautas, ímãs de geladeira, camisetas, pelúcias, dentre outras coisas legais de artesanato.

Com isso, se conclui a primeira viagem internacional do BRUTE e o resultado histórico da primeira classificação para uma Final Mundial do ICPC. 🇰🇿