Dia a dia - Final Latino Americana 24/25 em Salvador
Dos dias 13 a 16 de março, o BRUTE esteve presente na segunda Final Latino Americana da Maratona SBC de Programação, a Programadores da América 2025, que ocorreu em Salvador, na Bahia.
Nesta edição, estava presente o time max(Enzo, Eric), formado por Enzo de Almeida Rodrigues, Eric Grochowicz e Max Hupfeld Toviansky.
Contaremos nesse post um pouco sobre o dia a dia do evento e como foi participar da prova.
Quinta - 13/03
Passamos o dia esperando em aeroportos e voando, até que chegamos em Salvador de noite. Fizemos o check-in do hotel, tiramos a foto oficial do time e jantamos no hotel. O hotel que sediou a competição era um resort imenso, de frente para a praia e com uma área de piscina que tinha várias barraquinhas com comida para vender.
Sexta - 14/03
Logo de manhã, houve a abertura oficial do evento, com palestras dos patrocinadores VTEX, JetBrains e Nubank.
Patrocinadores na abertura do evento
De tarde, haveria o desafio da Huawei de otimização. Era um problema de otimização a ser resolvido com alguma heurística que tratasse do agendamento de tarefas em processadores em um contexto de inteligência artificial. Assim como na Maratona, a última hora teria freeze do placar, cujo resultado seria revelado no domingo.
No desafio, o max(Enzo, Eric) teve algumas ideias que deram bem certo e eles conseguiram atingir uma boa pontuação. Até o momento do freeze, estavam em terceiro lugar geral.
Mais tarde, tiramos a foto oficial de todos os competidores na praia.
Sábado - 15/03
Neste dia, haveria o aquecimento pra competição de manhã e a excursão oficial do evento de tarde.
Porém, descobriríamos que o provedor de internet trocou os IPs sem dar notícia à organização do evento, o que fez o BOCA parar de funcionar. O aquecimento foi adiado pouco a pouco por quase 2 horas e ficamos esperando na sala de contest. Enfim, o aquecimento foi cancelado e remarcado para o fim da tarde, depois do passeio.


Trenzinho formado durante a espera para o aquecimento
Depois de almoçarmos no hotel, nos dirigimos ao Pelourinho, uma parte de Salvador cheia de construções históricas e vistas bem legais. Lá, ouvimos um pouco sobre a história de Salvador e prestigiamos mais uma apresentação de um grupo de percussão.


max(Enzo, Eric) caminhando no Pelourinho e apresentação
Ainda de noite, houve de fato o aquecimento para a competição que tinha sido adiado, que contou com alguns problemas da prova do ano passado.
Domingo - 16/03
Era o dia da competição. O max(Enzo, Eric) conseguiu o primeiro balão aos 29 minutos e o segundo, aos 52 minutos. Até o momento do freeze, o time estava com 2 balões, em 36º lugar da América Latina.
Depois de algumas horas, chegava então o momento da revelação do placar final. O time tinha uma submissão no problema A: e passou! Tinha também uma submissão no problema G e não passou.
Assim, o time max(Enzo, Eric) ficou em 30º lugar geral da América Latina, com 3 balões.
Na revelação do placar do desafio da Huawei, o time, apesar de ter melhorado um pouco a sua pontuação, foi de 3º lugar antes do freeze para 5º lugar afinal, e cada um dos integrantes recebeu um smartwatch da Huawei.
Foi a primeira vez que algum time do BRUTE consegue um prêmio em um desafio de otimização e, com isso, se conclui a nossa segunda participação em uma Final Latino-Americana da história.
